23/02/2025

Mês das Migas com almoço no restaurante "Helder Ganhão"

A viagem começou em Setúbal por volta das 10:55 da manhã.

Chegámos por volta das 12:40 e como o almoço estava reservado para as 13:00 fui dar uma pequena volta com os meus donos. Reparei que na rua onde ficava o nosso restaurante se situavam muitos restaurantes aderentes.

Mora é uma cidade Alentejana que fica situada na Estrada Nacional 2, um dos itinerários que merece a pena conhecer por atravessar Portugal, indo de Chaves a Faro.

MÊS DAS MIGAS

O mês das migas é um evento que ocorre todos os anos e que já vai na sua 12ª edição.

As migas à alentejana são um dos pratos portugueses mais tradicionais

Restaurante Helder Ganhão

O restaurante Helder Ganhão foi um dos restaurantes aderentes do Mês das MIgas. 

 

É um restaurante Snack-Bar com uma esplanada pequena com cerca de 16 lugares distribuídos por 3 mesas. Foi aí que nós ficámos porque quando os meus donos me levam não podemos ficar dentro do restaurante, embora já tenha acontecido.

Lá dentro tem uma primeira sala pequena com um balcão de atendimento e mais para dentro mais uma sala.

Como era domingo havia muita gente, mas mesmo assim não demoraram muito tempo a servir. 

No entanto a família que estava sentada na mesa ao nosso lado, como hegou por volta das 13:30 já demorou bastante mais tempo a ser ser servida.

Os meus donos pediram uma sopa de tomate cada um, para começar, seguindo-se um borrego no forno com migas de coentros, tudo acompanhado de meio jarro de vinho da casa.

Segundo os meus donos estava tudo muito bom, embora tenham deixado uma porção grande de migas, mas a dose era muito grande. 

De seguida comeram um arroz doce, que também gostei.

Eu comi os meus biscoitos que colocaram dentro do ossinho cor de rosa.


Passadiços do Gameiro

Depois do almoço fomos para os Passadiços do Gameiro, que ficam situados mesmo ao lado do Fluviário de Mora.

Gostei muitos dos Passadiços. Têm cerca de 1,5 km e em seguida podemos caminhar ainda por um trilho de 1,6 km. Antes de iniciarmos a nossa caminhada pude jogar frisbee, o meu desporto favorito. Tive sorte porque chegou entretanto um menino chamado Duarte, que esteve a jogar comigo. O meu dono fez um vídeo e disse-me que ía colocá-lo na página dos vídeos.


BROTAS

Quando vínhamos em direção a Mora passámos por uma pequena localidade chamada Brotas, que nos pareceu que seria de visitar. 

 

Brotas é uma pequena povoação alentejana, que fica no caminho para Mora, no Km 488 da Estrada Nacional 2.

Na igreja de Nossa Senhora de Brotas, acede-se através de uma escada situada ao lado da porta, a uma pequena loja de artesanato.